LIMESP

 

Liga Acadêmica de Medicina do Esporte e do Exercício da UFSCar (LIMESP)

Texto retirado da página: https://www.ufscar.br/camsa/ligas-academicas/limesp/ (Portal do Camsa- Ligas Acadêmicas)

Liga Acadêmica de Medicina do Esporte e do Exercício da UFSCar (LIMESP)

A Liga Acadêmica de Medicina do Esporte e do Exercício da UFSCar (LIMESP) possui objetivos na área de ensino, pesquisa e extensão. Se propõe a apoiar a vivência teórico-prático dos participantes, estimular a elaboração e apresentação de relatos de casos clínicos, através da prática aplicada, e apresentação de conhecimento em ensino-aprendizagem ativo e/ou passivo nas reuniões científicas da liga, como instrumento do aprender,  organizar e participar de cursos, palestras, jornadas, congressos, simpósios e outras atividades informativas relacionadas com as áreas de atuação da liga. Também propicia o contato com pacientes da rede municipal de saúde e população de São Carlos e região, com estudantes de universidades e com outras entidades da área da saúde e do esportes. É seu papel apoiar e participar de projetos de pesquisa que possam contribuir para o desenvolvimento científico, onde todas as ações em ambiente prático de extensão se transformarão em objetivos de pesquisa.

 

Histórico

A criação da LIMESP teve início no mê de abril de 2010, com auxílio da Associação Atlética Acadêmica Medicina UFSCAR (AAAMU), idealizada pela então diretora científica desta entidade, Ana Elisa Botta, que iniciou as propostas e oficializou a fundação da liga. Em meados de maio de 2010 ocorreram as primeiras reuniões, ainda com o nome de Liga Acadêmica de Medicina do Esporte da UFSCAR (LIMESP). As primeiras Inscrições para membros foram realizadas em em agosto de 2010, com adesão de alguns estudantes do Curso de Medicina da UFSCar. Realizou seu primeiro evento em outubro e novembro de 2010, com o Ciclo de Palestras em Medicina do Esporte, evento gratuito e aberta ao público universitário, onde recrutou-se mais interessados em participar da LIMESP.

Em abril de 2011, ocorreu a primeira Assembléia Geral, com oficialização da abertura da LIMESP e ocupação dos cargos da coordenação. Houve alteração no nome da liga  que passou a se chamar Liga Acadêmica de Medicina do Esporte e do Exercício da UFSCar (LIMESP), por razão dos interesses em atuação em medicina do exercício além do estudo esportivo, sob vigência do estatuto, que fora aprovado na mesma.

Em agosto de 2011, iniciaram-se as práticas em ambulatório de ortopedia e traumatologia, e em cirurgia ortopédica e em traumatologia, com escala de acompanhamento semanal, reuniões científicas regulares e semanais em caráter de palestra e discussão de caso clínico, além das reuniões da coordenação, semanais, com a elaboração de projetos previstos no estatuto. Em setembro de 2011, foram abertas as inscrições para ligantes, com adesão de vinte membros, entre estudantes de medicina, fisioterapia, educação física, psicologia, além de mestrandos e doutorandos da UFSCar.

Foram realizadas reuniões de vinculação a pesquisadores da UFSCar, com adesão de seis pesquisadores, em áreas de medicina do esporte e do exercício e áreas básicas de saúde, com futuros planos de vinculação à projetos temáticos.

Atualmente, a LIMESP realiza suas inscrições anualmente no mês de setembro, juntamente com a troca de gestão da coordenação. Suas atividades se estenderam, além das descritas, que ainda continuam em vigência, acrescentados à planejamentos de atuação em performance e cuidado ao atleta, com estágio a ser regulamentado em abril de 2012, de atuação em atendimento especializado nas UFSs e ambulatório no CEME, também a ser regulamentado em meados de 2012. Os atendimentos da LIMESP têm caráter multiprofissional. Existe projeto para realizar um curso de extensão, com início em agosto de 2012, estendendose até final de novembro, com atividades semanais.

 

Atividades atuais

As atividades da LIMESP compreendem:

  • Reuniões científicas: baseado em apresentações de casos clínicos, apresentação do conceito referente ao caso e discussão do tema. Através da prática, onde se colhe as histórias clínicas, cada membro tem uma data referente a sua apresentação,  expondo nas reuniões científicas os casos discutidos com o supervisor do estágio.
  • Reuniões da coordenação: são obrigatórias somente para os coordenadores e orientadores, mas aberto a todo membro. Nela, são discutidos assuntos referentes a estratégias de criação e organização das atividades.
  • Estágio em cirurgia ortopédica e traumatologia: atualmente, disponibilizamos  o estágio supervisionado no centro cirúrgico e suas dependências, na Santa Casa de Misericórdia de São Carlos. Cada profissional terá o seu direcionamento dentro da atuação em campo, dando preferências para os estudantes de graduação em medicina.
  • Estágio em Clínica ambulatorial nas áreas de ortopedia e traumatologia: realizado atualmente em consultório particular, sendo que a atividade possibilita ao membro o acompanhamento dos atendimentos médicos especializados nas áreas de ortopedia e traumatologia, e discussão clínica referente ao caso.
  • Pesquisa: em andamento projeto de pesquisa.

Docente orientador

  • Professor Doutor Wilson Luvizotto Medina, endocrinologista com especialização em medicina do exercício. (wlmedina@ufscar.br) (Lattes)

Professor co-orientador

  • Doutor Rodrigo Bezerra de Menezes Reiff, ortopedista com especialização em traumatologia do esporte. (Lattes)

Diretores

A Diretoria da Gestão 2011/2012 é composta por:

Contatos